21 setembro, 2012

Mito ou verdade?

Até onde uma simples falta de informação pode nos levar? A curiosidade me rodeia desde noite passada, por causa de um comentário feito pela minha própria mãe..._Vou desligar o celular, porque esta trovejando, e ele pode queimar!! (algo mais ou menos assim, foi o que ela disse).Claro que eu disse que tal coisa não aconteceria e nunca, afinal, um celular possui uma carga muito baixa de energia. Mas ela simplesmente disse que isso era mentira, afinal, ela havia visto ou ouvido de alguém sei lá onde, que isso acontecia. Bom, pra ela tudo é regra!! O que fulano ou ciclano fala, esta certo, e o que eu digo é que esta errado.Então, quando fui desligar o celular, caçoei da cara dela, falei:_Então deixa eu desligar, antes que caia um raio no teu celular!! (claro ela odiou a brincadeira).
Esse termo que eu usei, me provocou certa curiosidade, será mesmo possível cair um raio num celular desconectado da bateria? Então, fui até o o tio Google perguntar, o que é mito, e o que é verdade...


O que eu descobri...


O que é um raio?
_Um raio é uma descarga elétrica através do ar produzida por uma trovoada.

Qual a origem do raio?
_A origem do raio foi objeto de muita especulação ao longo dos séculos, o qual originou diversas explicações de cunho religioso, mitológico e cientifico. 

Quais são os tipos de raios?
_Existem três tipos, classificados pela sua origem, não muito comum são chamados de "Descargas iônicas" ou  "Atmosféricas": 
  • Da nuvem para o solo
  • Do solo para a nuvem
  • Entre as nuvens
Quais os cuidados que devemos tomar?
_Abrigos devem ser procurados caso haja indícios de tempestade. Deve ser evitado o contato com a água, objetos altos, metais e eletrodomésticos, mesmo dentro de casa. Ao ar livre, o lugar mais seguro para ficar, pode não parecer mas, é dentro de um objeto metálico fechado, como um carro ou um avião.

Onde há mais indícios de quedas de raios?
_Infelizmente é no Brasil, por causa das suas condições climáticas, o tamanho do território e ausência de grandes elevações no seu relevo. 

A forma mais frequente de descarga: um raio formado 
entre regiões da mesma nuvem (ToulouseFrança).


E então, existe a possibilidade de um raio cair num celular ou não?


Essa possibilidade é totalmente NEGATIVA, porque, a partir do momento que o celular não esta em contato com uma fonte de energia externa, ou seja, o carregador, ele não possui energia suficiente para puxar uma descarga energética, como um raio. 
E para quem pensa que tal possibilidade é plausível, pense no microfone, os sem fio não dão choque se você encostar ele em sua boca com os pés no chão. Agora, tente fazer o mesmo com um microfone COM fio, não é uma descarga muito grande, mas você sentirá um certo desconforto. 
Obrigada gente, e até mais!! Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário